A ETEC Machado de Assis foi criada, em 1951, com o nome de “Cursos Práticos do Ensino Profissional”, em virtude da necessidade de preparar o Vale do Paraíba para a Industrialização e tendo Caçapava como cidade estratégica, promissora em mão de obra para capacitação e apta para o progresso.
A escola teve vários nomes como: Escola Artesanal, Escola Industrial de Caçapava, EESG Machado de Assis e, hoje, ETEC Machado de Assis, integrada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza há mais de 16 anos.
A Unidade Escolar foi a responsável pela estruturação da escola técnica em São José dos Campos, atual CEPHAS, e também pelas ETECs de Taubaté e de São José, além de coordenar, no Vale do Paraíba, cursos de Qualificação Profissional Básica e cursos da Prominp.
Seu reconhecimento ao longo dos anos se pauta na constante preocupação em formar cidadãos competentes para atuar no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, prepará-los para o Vestibular.
Hoje, com mais de 700 alunos, distribuídos nos cursos de Ensino Médio, Administração, Informática, Logística e Mecânica, a ETEC Machado de Assis dispõe de 3 laboratórios de mecânica e 7 laboratórios de informática, totalmente equipados para a aprendizagem dos alunos.
Com o passar dos anos e a necessidade de ampliação do espaço, a escola ganhou um prédio anexo, possibilitando a abertura de novas turmas.
Atualmente, além dos laboratórios, a escola conta com 14 salas de aula, uma biblioteca, pátio para os alunos e uma cozinha responsável pela preparação das quatro refeições diárias distribuídas na unidade.
A ETEC Machado de Assis construiu sua história de forma gloriosa, tendo como testemunhas as famílias caçapavenses, a maioria com filhos ou conhecidos que estudaram ou se formaram na escola, gerando o sentimento de pertencimento e de orgulho, que se perpetua de geração para geração, nos seus mais de 70 anos de vida.